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http://www.ghente.org/ciencia/genoma/celula.htm |
Se considerarmos que a ciência e as tecnologias têm influenciado constantemente nosso dia-dia, devemos nos apropriar das vantagens oferecidas por elas da melhor forma possível. E porque não utiliza-las na sala de aula? Ou melhor ainda porque não ensinarmos Biologia celular e Molecular com essas ferramentas. Desde o ensino médio fomos apresentados a esse conteúdo, que aborda a importância da célula,e todas as estruturas que a compõem, como também toda funcionalidade de nosso DNA. O grande problema era como isso nos era ofertado, com poucos recursos o professor utilizava o giz e o quadro negro, como instrumentos de ensino para tentar nos mostrar como toda essa maquinaria funcionava. O tempo de aprendizagem era muito longo pois, a falta de mecanismos de ensino, nos cobrava uma imaginação fértil, para que pudéssemos entender o que era proposto. Com o avanços,outros métodos pedagógicos surgiram, como animações online, vídeos no youtube e blogs, nos ajudando a entender como por exemplo funciona a membrana plasmática, e como cada organela desempenha sua função dentro de uma célula, como funcionam as moléculas de DNA e RNA, como uma proteína é formada, como são os cromossomos, dentre outras tantas particularidades da disciplina. Uma outra ferramenta super interessante seria o quadro digital, porem, pelo auto custo financeiro muitas vezes se torna inviável. Todas essas contribuições tecnológicas trouxeram para o aluno uma ideia mais real acerca dos assuntos abordados. De acordo com MORAN(2007), crianças e adolescentes possuem maior facilidade de se comunicar e se expressar através de dramatizações, jogos, imagens em movimento,visto que a imagem cria um conceito de que as coisas são palpáveis. Vale ressaltar que os tais recursos são disponibilizados pela internet e o próprio aluno consegue ter acesso sem o auxilio do professor, o que o torna mais pesquisador, crítico e questionador. O próprio professor pode manusear esses recursos criando sites e blogs, postando imagens, vídeo entre outros e influenciando seus alunos a utiliza-los.
Referencias:
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Educação,
São Paulo, v. 26, n. 2, ago. 2007.
Disponível em:http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/humanas/o%20uso.pdf
Acesso em: 25 de novembro de 2014
Animações complementares:
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